Apresentando o CBC


Como as autoras definem o CBC: é "constituído de conceitos básicos e estruturantes da Geografia, relevantes dentro da estrutura lógica dessa disciplina, imprimindo-lhe uma identidade enquanto ciência.Na proposta, denominamos Tópicos a esses conceitos básicos e estruturantes que inclusive permitem a compreensão de outros conceitos dentro da rede conceitual da Geografia."
Os CBCs vieram facilitar a vida dos professores, visto que eles nos mostram os Conteúdos Básicos a serem abordados na escola. Ele representa apenas 50% do conteúdo a ser trabalho em sala. Os 50% restantes são dados a critério do professor. Além disso, ele vem nos mostrar a importância da continuidade dos conteúdos em todos os anos do ensino fundamental, não esgotando o assunto abordado naquela data pré-estipulada. Outros materiais de apoio ao CBC são as Orientações Pedagógicas e os Roteiros de Atividades, que vêm tópico a tópico, nortear nosso trabalho. Para os professores do estado (que possuem MASP), existe ainda o Fórum de discussão e o STR (Sistema de Troca de Recursos), que darão mais suporte às tarefas escolares.
Para que os CBCs fossem aplicados da melhor forma nas escolas, foi criado o CRV (centro de Referência Virtual do Professor, que pode ser acessado através do site da Secretaria de Educação (http://www.educacao.mg.gov.br). Lá estará todo o material de apoio que o professor necessita para efetuar a inserção dos CBCs em suas aulas (como os citados anteriormente). Podemos considerar este blog uma extensão do CRV, visto que aqui o professor também terá acesso aos mais variados materiais para auxiliar o seu trabalho no ambiente escolar.

0 comentários:

Postar um comentário